sábado, 3 de dezembro de 2011

A Internet e as NEE

Como é do conhecimento de todos nós, estamos cada vez mais na era das novas tecnologias e estas são melhoradas de dia para dia. É, também, do conhecimento de todos que cada vez mais há pessoas com NEE, que sejam estas temporárias ou permanentes. Por isso é fundamental que todas estas novas tecnologias estejam ao acesso de todos os indivíduos, tenham ou não NEE. Assim, fala-se cada vez mais em acessibilidade (física ou tecnológica). Acessibilidade nas televisões, nos telemóveis, nos computadores, na internet...
Sendo esta ultima uma ferramenta que todos nós usamos diariamente é importante que, também, esta seja acessivel. É fundamental que todos os websites (governamentais ou não) tenham uma boa acessibilidade.
Mas afinal o que é isto de acessibilidade? O que é isto de acessibilidade em websites?
"Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de actividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Actualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.
Em informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.
Na Internet o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos websites, independente de terem alguma deficiência ou não. As recomedações abordam desde o tipo de fonte a ser usado, bem como seu tamanho e cor, de acordo com as necesidades do usuário, até a recomendações relativas ao código (HTML e CSS, por exemplo)." (in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acessibilidade)
Para além das recomendações do W3C, deixo-vos aqui outro documento elaborado pelo ministério dos transportes e comunicações da Finlândia ("Towards barrier-free comunication") no qual também mencionam os aspectos que um website deve seguir para ter uma boa acessibilidade.
http://www.lvm.fi/fileserver/towards%20barrier-free%20communication.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário