sábado, 3 de dezembro de 2011

Comunicação Aumentativa e Alternativa

Quando nos queremos expressar, como o fazemos?
Quando queremos comunicar, como o fazemos?
Fazemo-lo através da linguagem oral, através da fala! Esta é a forma de expressão mais utilizada pelas pessoas para comunicarem com o mundo que as rodeia, para expressarem as suas necessidades...
Mas, na realidade e, infelizmente, existem pessoas que, por motivos adversos à sua vontade, não o podem fazer... não conseguem utilizar esta forma de expressão... 
Por isso é fundamental que, desde cedo, lhes seja colocado à disposição uma forma alternativa, para que estas pessoas se possam expressar. Por estas razões surge o Sistema de Comunicação Alternativa e Aumentativa que constitui "um conjunto de técnicas, ajudas, estratégias e habilidades, que uma pessoa sem comunicação oral necessita, para substituir a sua incapacidade de comunicar através da fala" (in: Nunes da Ponte, M., Azevedo, Luis, Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio, Edição CAPS/IST, 1998.).
 Esta é uma área recente. Desenvolveu-se no Canadá e nos EUA no final dos anos 70. Aqui surgiram os "Sistemas Gráficos para a Comunicação Aumentativa".
Os sistemas de signos gráficos mais conhecidos são o: BLISS, PIC, SPC e REBUS.
O uso destes sistemas gráficos teve um desenvolvimento notável nos anos 80 e 90, pois foram incorporados nas "Tecnologias de Apoio à Comunicação". O uso sistemático destas tecnologias permite às pessoas, que não se conseguem expressar através da linguagem oral, uma maior participação na vida da sociedade.
O Sistema PCS (Picture Comunication System) foi traduzido para português (Sistema SPC - Símbolos Pictográficos para a Comunicação) nos anos 90. Este é o sistema de comunicação por excelência. É, actualmente, o mais usado entre os utilizadores da Comunicação Aumentativa. Neste sistema, grande parte dos símbolos são iconográficos e é constituído por desenhos a preto que representam substantivos, verbos e adjectivos, sobre um fundo branco ou de outra cor.

Prancha com símbolos PCS

Informações retiradas dos sites: 
http://www.madeira-edu.pt/Portals/7/pdf/revista_diversidades/revistadiversidades_7.pdf
http://www.assistiva.com.br/ca.html
moodle.inuaf-studia.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário